Diogo Oliveira

Violonista

 

 

Biografia

 

 

Mestre em violão pela Universidade de Alicante (Espanha) onde estudou com bolsa do Banco Sabadell. Durante o Mestrado, teve aulas com alguns dos maiores nomes do cenário internacional, tais como David Russell, Manuel Barrueco, Paul Odette, Hopkinson Smith, Fabio Zanon, Ignacio Rodes, Roberto Aussel e Shin-Ichi Fukuda. Diogo é Bacharel em Violão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde foi orientado pelos professores Fábio Scarduelli e Marcos Cavalcante. Foi bolsista no Programa Jovens Talentos da Fundação Magda Tagliaferro (São Paulo) onde estudou com o violonista Fabio Zanon. Participou de diversos festivais, com destaque para o Festival de Inverno de Campos do Jordão (edições 2010 e 2011), onde teve aulas com Zoran Dukić, Michael Lewin e José Antonio Escobar.

 

O violonista possui diversas premiações em concursos nacionais e internacionais. Foi finalista da primeira edição do Concurso Internacional de Violão "Barrios WorldWideWeb Competition" que aconteceu na cidade de Assunção no Paraguai em dezembro de 2009. Foi também finalista do II Concurso Internacional de Violão Vital Medeiros (Suzano - SP) em 2009.  

 

Apresentou-se em concertos solo em diversas cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Paraná. Dentre as suas atuações no Brasil, podemos destacar concertos na série "Violão no MASP", Musical Évora (Teatro São Pedro, Porto Alegre), Simpósio Acadêmico de violão da EMBAP (Curitiba - PR), XIV Mostra de Cordas Dedilhadas (SESC Santos - SP) e SESC São José dos Campos - SP. Atuou a frente da Orquestra Sinfônica da Unicamp em concertos no Teatro Polytheama (Jundiaí - SP) e no Centro de Convivência Cultural de Campinas - SP. Atuou também à frente da Orquestra Sinfônica de Sorocaba em um concerto na Sala FUNDEC. Internacionalmente, o violonista tocou com o flautista Miguel Angel Villanueva no Festival de Flautas de Bariloche (Argentina). Também deu recitais solo durante seu Mestrado na Espanha, nas cidades de Sax e Alicante.

 

Além do trabalho solo e com orquestra, o violonista possui um duo com o percussionista Denilson de Paula com o qual explora o repertório instrumental brasileiro e o “Duo Du Vent” com a cantora Ligia Kamada, onde explora o universo musical francês. Diogo também possui um trabalho com o flautista Cesar Pereira desde 2008 e, em 2016, o duo gravou seu primeiro CD "Imagens Brasileiras" que foi subsidiado pelo Fundo Municipal de Cultura da cidade de São Roque - SP. O repertório do disco é formado por obras de compositores brasileiros (H. Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Sérgio Assad, Liduino Pitombeira e Diogo Oliveira)

 

 

Atividade como educador

 

Criou e atuou no Projeto “Violão na Moras” (2007 e 2008), cujo objetivo era oferecer aulas de violão e teoria musical aos moradores do PME (Programa de Moradia Estudantil) da Unicamp.

 

Foi professor de violão na Escola Pró-Música de Campinas.

 

É monitor de violão desde 2011 nas oficinas de violão oferecidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo aos moradores de São José dos Campos.

 

 


 

Foto: Leticia Kamada